A Liberação do PIS-PASEP 2018, decretada pelo governo essa semana vai atingir e beneficiar todos os brasileiros, independente de faixa etária, prazo de desligamento ou de tempo de cadastramento no PIS. A novidade começa a valer em poucos dias e terá um calendário de pagamento específico.

Liberação do PIS-PASEP 2018

A Liberação do PIS-PASEP 2018 visa atender aos cotistas do PIS de todas as idades. A lei foi assinada pelo presidente Michel Temer nesta quarta-feira, dia 13/06/2018.

Publicidade

Objetivo da Medida

O governo pretende, com isso, auxiliar os trabalhadores nas necessidades do dia a dia, como o pagamento de uma dívida ou na realização de uma reforma no imóvel. Assim, todos podem auxiliar na recuperação da economia do país e, ao mesmo tempo, ter benefícios próprios.

Veja como sacar o PIS e Abono Salarial até R$ 954,00

Alteração no Saque PIS

A novidade da medida é a flexibilização na regra do saque do PIS. Antes de 2017, os saques PIS só podiam ser realizados mediante algumas situações específicas:

  • Óbito do Titular;
  • Ao atingir a idade mínima de 70 anos;
  • Em caso de invalidez do titular ou de dependente;
  • Aposentadoria;
  • Doenças específicas.

Como Sacar o PIS Liberado

Quem possui conta corrente na Caixa ou no Banco do Brasil terá o PIS depositado automaticamente nessas contas. Os beneficiários que não forem correntistas desses dois bancos receberão orientações para saque em seus bancos. Você pode consultar o seu PIS clicando aqui ou ver como consultar clicando aqui.

Calendário de Pagamento da Liberação do PIS

A Caixa e o Banco do Brasil devem anunciar em breve o calendário de pagamento do PIS liberado para todas as idades. O que se tem, no momento, é uma previsão de prazo final para o saque em 28 de setembro de 2018, com uma pausa entre o fim de junho e o início de agosto. Importante notar que os valores sacados a partir de agosto já estarão reajustados, com a correção de 2017/2018, enquanto os valores sacados ainda neste mês de junho ainda estarão sem esse reajuste.

Beneficiários da Liberação do PIS

Apesar da liberação do PIS valer para os cotistas de todas as idades, a medida é voltada para quem trabalhou entre 1971 e 1988. Sendo assim, nem todos poderão realizar um saque PIS, já que após o ano de 1988, o fundo que reúne recursos provenientes dos próprios trabalhadores passou a ser gerido pelo Codefat, depositados no FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.