O direito ao recebimento do abono salarial é anual. Porém, nem sempre o trabalhador sabe como consultar o PIS. Saber quanto tem a receber, qual a data e como fazer para receber também é um direito e você pode ter acesso a todas essas informações ao consultar PIS. Você vai poder consultar o seu PIS por aqui e todas essas informações importantes para qualquer trabalhador.

Saiba o que determina o valor do abono

O trabalhador, ao consultar PIS, poderá saber do seu direito do abono salarial. O valor do abono salarial é determinado pelo número de meses trabalhados no ano-base relativo ao pagamento do abono.

Publicidade

Sendo assim, o valor é proporcional aos meses em que, efetivamente, o trabalhador teve carteira assinada. Ou seja, o cálculo será feito multiplicando-se a fração do valor do salário pelos meses trabalhados.

Onde receber o seu abono

A Caixa Econômica Federal PIS é responsável pelo pagamento, portanto, responsável pelo cálculo do valor a ser pago, também. Você vai aprender a fazer o cálculo do saldo do PIS e consultar PIS.

O cálculo da Caixa Econômica Federal PIS é igual ao número de meses que foram trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do do salário mínimo nacional em vigência por ocasião do pagamento.

Como Consultar o PIS – consulte seu abono agora

Para consultar PIS por aqui, você vai precisar do seu número do NIS. O que você precisa saber é que o NIS é o mesmo número do PIS. Ou seja, você poderá conseguir esse número em sua CTPS, Cartão do Cidadão ou cartão do Bolsa Família.

Abaixo você vai acessar a página para consultar PIS. Clicando, você será direcionado diretamente para a página de consulta da Caixa Econômica PIS.

Consulte agora o seu abono salarial

Para consulta o seu Caixa Econômica Federal PIS, você deverá inserir o número do seu PIS no campo correspondente. Você também deverá ter gerado uma senha de internet no site da CEF. Insira sua senha de internet no campo indicado e clique em “OK”.

Em seguida, você será direcionado à página em que você terá acesso aos serviços como o FGTS, o Caixa Econômica Federal PIS, seguro desemprego e atualização cadastral. Aqui você poderá consultar, clicando em PIS e consultar pagamento, o seu saldo do PIS.