Como Pedir cartão cidadão – Apesar do nome, o cartão do cidadão não é um cartão de crédito. Com o cartão do cidadão você pode consultar ou sacar os valores dos programas sociais do governo em agências da Caixa, auto atendimento, lotéricas e correspondentes da Caixa. Você pode sacar o abono salarial, bolsa família, o seguro desemprego e o FGTS com o cartão do cidadão, por exemplo.

Criado para dar acesso aos benefícios sociais e direitos trabalhistas, esse cartão não tem custo e pode ser solicitado de maneira simples e rápida. Abaixo você tem mais informações sobre como pedir o cartão do cidadão.

Publicidade

como-solicitar-2-via-do-cartao-cidadao-pela-internet

Como Pedir Cartão Cidadão – veja por que você precisa desse cartão

O cartão do cidadão, além de permitir o saque dos benefícios, também possibilita que você possa emitir extratos e consultar o saldo dos benefícios sociais e direitos trabalhistas. Assim você tem acesso total ao abono salarial, bolsa família, o seguro desemprego e o FGTS com esse cartão em mãos. Lembrando que após receber o cartão, você vai precisar fazer o desbloqueio do cartão cidadão.

Somente quem tem direito aos benefícios sociais e direitos trabalhistas, como abono salarial, bolsa família, o seguro desemprego e o FGTS é que pode ter o cartão cidadão. Além disso, para pedir cartão cidadão você também não pode ter conta na Caixa. Isso porque os valores cairão diretamente na conta do titular de conta corrente ou de poupança da Caixa.

Publicidade

Auxílio Emergencial – veja as mudanças trazidas pelo auxílio emergencial para o saque de benefícios e direitos trabalhistas

O auxílio emergencial trouxe a novidade da conta digital da Caixa. Para quem tem direito ao auxílio emergencial e não tinha conta na Caixa ainda e nem recebia o bolsa família, a Caixa abriu uma conta automaticamente para o pagamento do auxílio emergencial. Essas pessoas não precisam do cartão cidadão, já que essa conta digital permite ser movimentada através do aplicativo da Caixa.

A vantagem de usar uma conta digital é que não há custo de manutenção e você pode utilizar como uma conta bancária normal. Com o cartão da conta, você pode fazer compras e fazer o pagamento de contas mensais, trazendo praticidade e segurança no uso diário.

Aplicativo Caixa Trabalhador – o aplicativo do abono salarial

O aplicativo Caixa trabalhador também serve para consultar o seu saldo. Cada benefício da Caixa possui um aplicativo, com suas funcionalidades e facilidades. Assim você pode consultar saldo, fazer transferências, pagamentos e muito mais. Tudo isso através do seu celular.

Documentos necessários para pedir Cartão cidadão

Você pode pedir o cartão cidadão em qualquer agência da Caixa ou através do fone da Caixa. Ao pedir o cartão cidadão pelo telefone, você ganha tempo e evita enfrentar filas. Em qualquer situação, você precisa estar com alguns documentos em mãos. Veja quais são os documentos necessários para pedir o cartão do cidadão:

  • Carteira de identidade (RG) ou carteira de habilitação (CNH);
  • CPF;
  • CTPS – Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço (contas de água, luz, telefone fixo ou carnê do IPTU).

Com a documentação em mãos, você pode solicitar o seu cartão do cidadão em qualquer agência da Caixa. Para pedir o cartão cidadão pelo telefone, ligue grátis para 0800-726-0207 e siga o passo a passo que a atendente virtual vai passar.

NIS – veja por que você precisa estar cadastrado

Para pedir o cartão do cidadão você deve ter cadastro no NIS, NIT ou PIS. Você pode conferir aqui o que são esses números, diferenças, como saber se você já está cadastrado em um desses números e onde encontrar.

Cartão cidadão – leia isso se você já possui outro tipo de cartão de benefício

Outro detalhe muito importante sobre o pedido do cartão cidadão é que ele só será emitido para quem ainda não tem nenhum cartão de outros programas de transferência de renda. Se você já possui o cartão do bolsa família, por exemplo, o cartão do cidadão não será emitido.

Não há como pedir o cartão do cidadão online. A Caixa não possui esse serviço pela internet, só sendo possível solicitar o cartão pelo fone ou presencialmente, em uma agência da Caixa.

Para solicitar a segunda via do cartão cidadão, você pode seguir os mesmos passos acima.