Como consultar o número do PIS – O PIS, o NIS e o NIT são números muito importantes para o trabalhador brasileiro. O trabalhador só consegue acessar os benefícios sociais, previdenciários e seus direitos trabalhistas se possuir esses números.

O NIS também é conhecido por outros nomes como PIS e NIT. Tem diversas funções e, em alguns casos, é mais importante que o CPF. Mas você sabe que números são esses? Sabe onde encontrar esses números? Conheça melhor esses números para poder acessar os seus direitos de trabalhador e contribuinte. Abaixo você tem mais informações sobre o PIS, sobre o NIS e sobre o NIT.

Publicidade

como-consultar-pis-nis-nit

Como Consultar o Número do NIS – você sabe o que é o NIS?

NIS significa Número de Identificação Social e é um número gerado pela Caixa Econômica Federal É tão importante que o trabalhador só consegue ter acesso aos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas após gerar esse número. Mesmo que possua o direito a algum benefício, por exemplo, só poderá sacar se tiver o NIS.

Apesar de o número do NIS ser o mesmo que o número do PIS e o mesmo número que o NIT, cada um tem um significado diferente. Enquanto o NIS significa Número de Identificação Social, o PIS significa Programa de Integração Social e o NIT significa Número de Identificação do Trabalhador. Apesar de poderem ser gerados por sistemas diferentes, os três são o mesmo número.

Publicidade

Como Consultar o Número do NIT – onde encontrar o número

O NIT – Número de Identificação do Trabalhador – apesar de ser o equivalente ao PIS, é gerado em um momento diferente. Serve para identificar o trabalhador e segurado da Previdência Social como sendo Contribuinte Individual (CI), segurado especial, facultativo, trabalhador autônomo ou empregado doméstico.

Esse número é gerado pela Previdência Social quando o brasileiro faz o seu cadastro no RGPS – Regime Geral de Previdência Social. Caso a pessoa comece a trabalhar com carteira assinada, esse número deverá ser cadastrado pela empresa contratante no PIS. Se passar a ser um funcionário público, o cadastro será no PASEP.

Como Consultar o NIS – veja que benefícios podem ser acessados

O NIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, em uma base de dados chamada CNIS. Quem tem direito a algum benefícios social e não possui o PIS será cadastrado com esse número. Quem tem direito ao Bolsa Família e outros benefícios utilizará esse número. Apesar de ser gerado pela Caixa, o cadastro é feito nas prefeituras, através das secretarias de assistência social.

Caso seja cadastrado no NIS e, em seguida comece a trabalhar com carteira assinada, o brasileiro utilizará o mesmo número.

Como Consultar o número do PIS – quem tem direito ao abono salarial

Esse número fornece ao trabalhador, além do direito de trabalhar com carteira assinada, todos os direitos e benefícios que estão ligados com isso. Quem tem direito ao PIS (ao número, que gera direitos como o seguro desemprego e, em alguns casos, o abono salarial) é o trabalhador de carteira assinada.

O número do PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Veja aqui a consulta do PIS.

Onde encontrar o PIS-NIS-NIT – documentos e locais

O trabalhador pode encontrar esses números em locais muito fáceis. Veja:

  • Carteira de Trabalho de papel;
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Agências da Caixa;
  • Agências do INSS;
  • Pelo fone 135;
  • Site Meu INSS;
  • Nos modelos mais novos do RG (carteira de identidade);
  • Cartão do Cidadão;
  • Cartão do Bolsa Família;
  • Cadastro Único.

PIS-NIS-NIT – passo a passo de pesquisa no site

No site da Previdência Social também é possível consultar o número do NIT. Veja o passo a passo:

  • Clique em “Inscrição”;
  • Na sequência, clique na opção “Filiado”;
  • Preencher os campos correspondentes com os dados solicitados;
  • Insira o código verificador;
  • Clique em “Continuar”.

Caso sua inscrição esteja correta, o número do NIT aparecerá na tela seguinte.