O PIS – Programa de Integração Social – tem como objetivo auxiliar, anualmente, na renda dos trabalhadores com empresas públicas e privadas. Saiba um pouco mais sobre o Caixa Econômica PIS e descubra se você tem esse direito.

O Abono Salarial

O PIS é um tributo de fundo social. Inicialmente, visava aproximar o trabalhador das empresas. Hoje, tem a função social de melhorar a distribuição de renda. Por isso, somente quem se enquadra na faixa salarial pode acessar o abono salarial.

Publicidade

Talvez por isso os dois sejam confundidos, com o nome Caixa PIS sendo utilizado como sinônimo de abono salarial. Este último é um benefício que, anualmente, é pago aos trabalhadores que se enquadram em seus requisitos.

Um direito dos trabalhadores

Este abono, distribuído aos trabalhadores, tem o valor calculado conforme o tempo de trabalho no ano-base. Os trabalhadores da iniciativa privada contribuem para o fundo da Caixa PIS, enquanto que os servidores públicos contribuem para o PASEP.

Nomes diferentes, porém, com objetivos semelhantes. Contribuir na melhoria da renda do trabalhador brasileiro. Indiretamente, a economia é aquecida com milhões de reais a mais circulando, durante períodos específicos do ano.

Caixa Econômica PIS – benefício aos brasileiros

A Caixa Econômica PIS é a responsável por gerir os recursos arrecadados das empresas públicas e privadas. Também é incumbida de realizar o pagamento anual dos trabalhadores que reúnem os requisitos para receber o benefício.

O Caixa PIS, apesar de não possuir um valor muito elevado, traz um refresco ao orçamento apertado de milhões de brasileiros, trabalhadores que contam com esse e outros benefícios, como o décimo terceiro e férias.

Realize aqui a sua consulta

E os trabalhadores brasileiros, como você, que não têm certeza se têm direito a receber o PIS, podem realizar a consulta PIS para que não haja dúvidas. Em outra matéria deste site você vai ter acesso a uma tabela e aprender a calcular o valor do seu PIS.

Você poderá realizar sua consulta PIS aqui. Descubra se você tem direito a receber o Caixa PIS e em qual data você poderá se dirigir até a agência mais próxima para receber o seu caixa econômica PIS.